CURSISTAS: NALVA AFONSO OLIVEIRA
MARIA DE JESUS GONÇALVESROSILENE SOARES RODRIGUES
NILVA SOARES RODRIGUES
ILDENIDES GONÇALVES RODRIGUES
UNIDADE 4 – ATIVIDADE 4_3 – LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE
MÍDIA-EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO
“Após a leitura do texto
Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados
nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis” podemos perceber que o
autor fala sobre a importância do uso das mídias em diferentes contextos. Na
era da informação e do conhecimento em que vivemos, a formação da sociedade é
fundamentada por novas formas de se organizar e produzir, nesse contexto,
insere-se a tecnologia como um recurso de ensino sendo um grande desafio para a
educação e para os educadores em geral. A tecnologia surge das necessidades do
ser humano, é assim que se apresentam as tecnologias, nascendo na maioria das
vezes de uma necessidade simples e se tornando peça fundamental para vida de
toda uma sociedade, quando as informações são transformadas em conhecimentos.
Em debate realizado em São Paulo, o
filósofo Pierre Lévy questionou: se as tecnologias de informação não estão
tendo efetiva aplicação na educação, será que o problema não está na estrutura
do espaço educacional? Segundo ele “O problema não está relacionado somente aos
professores e a sua experiência pessoal, e ao fato de que eles não são tão
fluentes em novas tecnologias quanto seus alunos. Um fator muito importante são
as regras institucionais nas escolas e a cultura geral que prevalece na
educação tradicional”. Dessa forma, lendo atentamente o texto de Silvio Costa
podemos dizer que assim como Lévy está havendo divergências quanto ao uso da
tecnologia na escola, de um lado um diz que pode haver erros nas instituições e
no outro lado o autor diz que ainda falta preparação para os professores
saberem aliar a teoria à prática adequadamente.
Refletindo sobre as questões, podemos
afirmar que na nossa realidade há apoio por parte da instituição e também a
constante formação dos professores. Acreditamos que estamos trilhando o caminho
para o uso eficiente da tecnologia em sala de aula e pensamos que Silvio Costa
diria que estamos vivenciando e procurando nos aperfeiçoar de forma
significativa, pensando primeiramente em atender as necessidades dos nossos
alunos. Sabemos que estamos no início do processo, mas que as sementes já estão
sendo plantadas no intuito de angariar frutos significativos.
Referências
SUZUKI, Juliana Telles Faria,
RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis. Tecnologias em educação. São Paulo:
Pearson Education do Brasil, 2009.
http://www.culturaemercado.com.br/noticias/pierre-levy-tecnologia-para-qual-educacao/
acesso em 18/11/2012.
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