sexta-feira, 28 de setembro de 2012

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

CURSISTA: ROSILENE SOARES RODRIGUES
ATIVIDADE 2.8– REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARAÚJO

Hiperdocumento


Nesta etapa do curso, após o planejamento de uma atividade envolvendo hipertexto ou internet, chegamos à fase de execução do planejamento e neste documento estamos relatando a experiência realizada e os objetivos alcançados com a mesma.
A cada dia que passa a tecnologia está mais presente na sociedade e nós precisamos rever nosso papel como educador, verificando o papel da tecnologia na construção da cidadania e seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem, contribuindo para melhorar as práticas de ensino, onde o mundo do aluno esteja interligado a realidade do mundo atual, além disso, devemos perceber que as tecnologias da informação, comunicação, metodológica e outras, só vêm acrescentar aos recursos já existentes, para então facilitar o processo de ensino/aprendizagem, voltados a práticas ainda renovadoras.
Como precisamos estar atento a essas mudanças, elaboramos uma atividade com o objetivo central levar o aluno a conhecer sobre o Tangram, sua história e como pode ser utilizado, utilizando a internet como fonte de pesquisa e aquisição de novos conhecimentos. O planejamento foi executado na Escola Municipal Benedito Pereira Lima com alunos do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, dentro do conteúdo de matemática trabalhamos Geometria, dando ênfase ao tangram e executamos as atividades durante duas 2 aulas. O Tangram é um jogo muito utilizado pelos professores de matemática para apresentar aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental formas geométricas, trabalhar a lógica e a criatividade, retas, segmentos de retas, pontos e vértices. Tínhamos como objetivos que os alunos.
  • Desenvolvessem a criatividade e o raciocínio
  • Conhecessem as formas geométricas
  • Pesquisassem sobre o Tangram
  • Utilizasse a Internet como fonte de pesquisa.
  • Reconhecessem o hipertexto como fonte de pesquisa que lhe oferece vários caminhos.
Desenvolvimento:
Antes do desenvolvimento do trabalho no laboratório de internet, o tema foi trabalhado previamente em sala de aula pelas professoras. Trabalhamos a história, a lenda do Tangram, as formas geométricas existentes no quebra- cabeça e os alunos tiveram a oportunidade de criar figuras com o tangram reproduzido em papel.
O trabalho foi realizado em duplas. Após o desenvolvimento em sala de aula, partimos para o segundo momento que foi utilizado o laboratório de informática, inicialmente explicamos para os alunos que eles deveriam acessar e navegar livremente para pesquisarem sobre o Tangram.
Após a pesquisa os alunos acessaram a página da interne http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/, conforme foi explicado anteriormente pelas professoras e escolheram entre os tipos de Tangram existentes e jogaram on line montando o seu quebra cabeça.
Tivemos que realizar a atividade individualmente porque, apesar do laboratório contar com vários computadores, durante a execução da aula, a conexão da internet não estava boa, mas esse fato não se tornou um empecilho para o pleno desenvolvimento da atividade, pois foi realizada atendendo aos objetivos propostos anteriormente.
Para a realização da nossa atividade utilizamos vários recursos como: livros, computadores, internet, papeis diversos, cola, tesoura, lápis de cor, etc. E a avaliação aplicada foi à avaliação formativa, onde houve uma interação entre os membros envolvidos, professor, aluno, visando à construção do conhecimento através de suas equidades, onde tanto o professor quanto o aluno serão agentes efetivos do processo de aprendizagem em todos os aspectos. O registro de cada aula foi realizado por meio digital onde poderemos observar o processo de criação de cada aluno.
Acreditamos que esse pequeno trabalhou muito significou para a aprendizagem dos alunos e principalmente a nossa, pois tivemos a oportunidade de colocar em prática, o que estamos vivenciando no curso e o que precisamos realmente fazer para que o nosso aluno aprenda, construindo seu conhecimento de forma significativa.

Referencias

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA







Nenhum comentário:

Postar um comentário